Ao longo de 2024, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) intensificou significativamente a sua ação de supervisão no setor da auditoria, abrindo 52 novas iniciativas focadas em elevar a qualidade e a integridade da prática profissional. Esta intensificação reflete a crescente pressão regulatória para assegurar a transparência, fiabilidade e rigor na informação financeira disponibilizada ao mercado. O papel dos Revisores Oficiais de Contas é cada vez mais crucial para garantir que investidores e stakeholders possam confiar nos relatórios e demonstrações financeiras.
Entre as principais conclusões da CMVM destacam-se várias falhas recorrentes, que apontam para desafios estruturais e operacionais na atividade de auditoria, nomeadamente:
Estas observações reforçam a importância de uma abordagem técnica rigorosa, aliada a uma cultura forte de conformidade e integridade dentro das firmas de auditoria, garantindo a qualidade e utilidade do trabalho realizado.
Na Pontes, Baptista & Associados (PBA), adotamos estas recomendações, reforçando continuamente os nossos procedimentos internos e investindo em formações técnicas para assegurar auditorias conduzidas com total independência e documentação robusta.
Assim, contribuímos para uma auditoria que agrega valor real aos nossos clientes e ao mercado, promovendo a boa governação corporativa e a confiança nos mercados financeiros.
Segunda a sábado: 8h – 18h
Domingo: 11h – 16h
Chiado, Rua Alecrim, 26
Piso 1, Escritório IV
1200 – 018 Lisboa
Portugal